sábado, 14 de novembro de 2009

Construindo uma roda de leme em madeira

Também neste como em muitos outros itens, a melhor maneira de se ter uma roda de leme bonita, boa, barata e principalmente muito leve, é a de você mesmo construir. Alguns cuidados devem ser observados, para que não fique desconfortável na hora de empunhá-la. Normalmente 2,5 a 3 cm de parede do aro lhe darão conforto e resistência. Uma outra observação e a de determinar qual a espessura das ripinhas que você ira laminar para formar a futura roda de leme, quanto maior o diâmetro total da roda, mais grossa as ripinhas. Uma boa maneira para determinar a espessura das ripinhas é a de desenhar em um compensado o diâmetro da roda e curvar uma ripinha, se ela se quebrar ao envergá-la, você deverá afiná-la mais, até chegar à espessura ideal.

Definidos o diâmetro total da roda e a espessura das ripinhas, deve-se então iniciar a construção propriamente dita.

Fotos retiradas do site 147

Fotos retiradas do site 148 

Trace em um compensado de 12 mm ou mais, a circunferência que terá a roda de leme, com a ajuda desse raio, divida-a em seis; 12 e 24 partes (deixe riscado neste compensado o centro da circunferência a seis primeiras divisões) e ponha um reforço na parte externa da circunferência em cada uma dessas 24 divisões. Ponha a primeira ripinha sem cola, e vá apertando com a ajuda de um grampo essa ripinha para que ela fique bem encostada nos reforços, você precisará de 24 grampos. Quando chegar na 24ª, encontrará o inicio dessa ripinha, ai então a cortará e retirará todos os grampos, a ripinha ficará no lugar sozinha sem problema. A próxima ripinha já entrará com cola (epóxi) no lado que tocará a primeira ripinha, novamente com a ajuda dos grampos, vá pressionando a 2ª à 1ª ripinha até encontrar o seu início,corte, retire os grampos e assim sucessivamente até a ultima ripinha, só que ai você deve deixar os grampos apertados.

Numa tábua de cedro ou freijó com 2.5cm de espessura corte dois discos com 12 cm de diâmetro, cole um sobre o outro de modo que as fibras da madeira fiquem perpendiculares entre si.

No dia seguinte, retire os grampos do aro e ponha o centro do disco no centro da circunferência, marque no aro e no disco as seis primeiras divisões, com a ajuda de uma broca chata, faça furos com 1,5cm de profundidade, determinando assim onde ficarão os reforços da roda.

Caixa da bolina e roda 001

Tupie lixe e envernize com ZU10 ou ZU80 todas as peças separadamente e em seguida é só montar já colando estas peças, é incrível como a roda de leme fica bonita.

Fausto Pignaton

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!