segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Por que o nosso barco se chama Guruçá Cat?

O que significa Guruçá Cat?

Essa é uma pergunta que sempre nos fazem. Alguns relacionam o Cat (inglês) com gato, e Guruçá a maioria não sabe o que é.

O Guruçá é um caranguejinho assim conhecido somente por nós capixabas, no litoral baiano e nordestino é Guruçá2 conhecido como Grauçá; Pernambuco, Rio de Janeiro e o sul do país, é conhecido como Maria Farinha.
O guruçá habita praias arenosas. Esses caranguejos possuem o hábito de construir e de se ocultarem em  galerias, as quais são determinantes na sua sobrevivência, pois servem de refúgio, principalmente nas  fases críticas do ciclo de vida, como o período de muda e incubação dos ovos. Quando ameaçado em suas galerias se refugiam no mar, de onde também retiram seu alimento. Vivem no mar e na praia, raramente em mangues.

Tivemos dois bons motivos para batizarmos os nossos barcos de Guruçá.

O primeiro  motivo é a identidade que temos com a  sua maneira de viver, e o segundo tem haver com a infância do Fausto que sempre teve muito contato com mar,  quando criança era muito loirinho e gostava de brincar com os Guruçás, então ele recebeu este apelido, Guruçá.

O "Cat" nada mais é que uma abreviatrura em Inglês de catamaran.

Guruçá  Foto: Marcelo Prest

Boa Semana!

 Guta Favarato

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!