quinta-feira, 22 de julho de 2010

Baleias

Meu amigo Marcelo me enviou essa foto. É um exemplo do medo que tenho com o abalroamento (batida), com uma baleia. Olha o estrago que ela pode causar...

Baleia de..

Dizem que as baleias não atacam barcos. Geralmente os acidentes acontecem quando elas estão dormindo, e se assustam com a nossa presença, as baleias dormem na flor d' água, e dependendo do estado do mar fica impossível vê-las principalmente à noite.

Reza a lenda que os catamarãs estão mais suscetíveis a acidentes com baleias porque visto debaixo d' água, os cascos do catamarã podem ser confundidos por outras baleias.

Quando começamos a subir a costa brasileira em 2004, em meados de agosto, avistamos várias baleias, principalmente na região de Abrolhos, é a temporada delas. Elas viajam até lá a procura de águas mais quentes para dar a luz aos seus bebês.

Quando avistei a primeira baleia, assim pertinho do barco, nooooossa é uma sensação muito, muito boa! Quando saltam, ou quando estão com filhotinhos, é muito lindo! No começo era tudo legal, mas depois começa a preocupar, porque são tantas baleias e a gente tem que ficar de olho nelas, se aproximarem muito do barco pode acontecer o que acho que aconteceu na foto acima, ela pulou, e caiu no lugar errado... Nós ligamos os motores do barco quando elas estão muito perto, eles fazem um barulho que as incomodam e elas vão embora.

Depois de avistar várias baleias durante o dia, estávamos em uma velejada tranquila quando um dos tripulantes gritou desesperadamente: - Liga os motores, liga os motores! Fausto deu um pulo e ligou os motores. Eu estava no trampolim do barco (aquela rede que fica entre os dois cascos), me levantei e vi uma baleia do nosso lado, ela deu um pulo, muito perto da gente, e mergulhou exatamente embaixo do nosso barco, nesse momento eu me sentei, esperando a porrada. Que nada, ela saiu do outro lado do barco, deu mais uns dois pulinhos e foi embora, a filha da mãe quis nos matar de susto, só pode. Pelo menos a mim, quase conseguiu! Minhas pernas ficaram bambinhas, bambinhas...

Tenham uma ótima semana!

Bjs,

Guta

Comentários
1 Comentários

1 Comentário:

Andressa Fonseca disse...

Ufa... Que aventura! Você tem que contar mais as suas experiências e histórias vividas no barco. Quem sabe depois lançar um livro! Pense nisso!
Bjs,

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!