quinta-feira, 26 de julho de 2012

São Tomé - Abrolhos

Passamos pelo waipoint do Cabo de São Tomé as 6:00hs. No domingo (24/06), o vento já vinha diminuindo e quando guinamos ele rondou para leste com velocidade de 3,5 a 4 nós, fazíamos 2,5 a 3 nós. O mar estava mexido e a retranca batia muito , consegui controlar essas batidas cassando o amantilho. Navegamos por 6 horas nesse ritmo. O vento caiu mais e a altura das ondas aumentaram, nas surfadas o Guruçá saia do  rumo e o piloto automático, devido a falta de vento, não conseguia colocá-lo no rumo. Estávamos no centro de uma baixa pressão. Liguei os motores e após 3 horas o vento começou a chegar, fim da baixa pressão. O vento de 6 a 8 nós se estabilizou de través e o Guruçá veleja a 5/6 nós. Ás 4:00hs estávamos passando pelo través de Vitória. Nossas baterias novamente dão sinal de cansaço, mal conseguem suprir o sistema para uma noite. O vento diminuiu e rondou para NE/E sinal de que a frente perdeu força e que o NE entraria. Estávamos navegando a 2 nós. Liguei os motores e segui em frente. Assim que amanheceu, a Guta viu uma bóia de rede de pesca e ligou o VHF. Logo fomos chamados pelo rádio por um barco de pesca que nos pediu para que guinássemos 15° a bombordo para que não danificássemos o seu material. Um outro barco de pesca aproveitou o contato e pediu para que livrássemos o seu material também. Acabei guinando 30° por BB e navegamos quase 4 milhas para fora do nosso rumo.

Felizmente o vento rondou para leste e aumentou para 12 nós, passamos a velejar a 8 nós até chegarmos ao waipoint de Abrolhos.

P6240021 Um douradinho para Moqueca Capixaba.

Continua…

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Cristina disse...

ah que beleza, peixe direto da horta. Nao pescamos nada com nosso currico, acho que tem algo errado... Excelente relato Fausto. Conta mais. Abraço, Cris e Pieter.

Anônimo disse...

Po Fausto! Achei que iriamos nos encontrar em Paraty antes de vcs sairem para o N. Grande abraco e bjs (para a Guta)
Fininho/Elaine - Zurettas.
PS: zurettasail@gmail.com mandem noticias

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!