terça-feira, 4 de setembro de 2012

Manutenção dos cascos x Salvador

Esse ano fizemos a manutenção dos nossos cascos, hélices e leme em Campinho na Península de Maraú. O encalhe foi tranquilo e deu para fazer todo trabalho em dois dias.

P8160028

P8160033

Não canso de repetir: Como é bom ter patilhões! Ficamos encalhados sobre essas peças e podemos fazer todo o serviço. Em Paraty, para retirar um catamarã da água custa R$ 4.000 e mais 20% de diária do barco no seco. Uma boa economia e principalmente sem riscos!

P8160035

P8160034 

O ano passado quando encalhamos na ilha de Itaparica na BA, o capitão do trimarã Polem (ele é Austríaco e não tenho idéia de como se escreve o nome dele), nos deu uma dica bem legal: Usar ácido muriático nos hélices. Esse ácido ataca as cracas e deixa o hélice bem limpinho (têm que esfregar um pouco com uma bucha), depois é só jogar água doce, esperar secar e passar uma cera incolor ou da cor que preferir e esperar secar. Essa cera dificulta a vida das craquinhas e os hélices ficam limpos por muito mais tempo. Posso dizer que protegeu os hélices e eixo por um ano, porque quando fui refazer o processo não tive trabalho.

P8160025

Também usamos o ácido nos vasos sanitários a cada 6 meses para derreter qualquer craca que entrar na tubulação. Eu jogo um pouco do ácido no vaso durante a noite e fecho a tampa e no outro dia dou descarga normalmente.

Fiz o processo no nosso guincho elétrico, nesse caso para protegê-lo da água salgada. Nosso guincho é de inox, mas prevenção nunca é demais.

Gostaríamos de agradecer a boa vontade do Andersom e do Mário, que nos ajudaram durante essa estadia em Campinho.  O Andersom nos deu todo apoio no encalhe, usamos água e energia do cais onde encostamos. E o Mário, foi com Fausto até Itabuna para comprarmos baterias novas para o barco. Fora a simpatia de toda família deles, nos sentimos em casa! Muito obrigada!

Continua…

Guta

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!