terça-feira, 26 de março de 2013

Perguntas frequentes

Muitos leitores têm me feito algumas perguntas por e-mail que se repetem e por isso vou responder aqui, tá? :)

Quem é o projetista do seu barco e como compro este projeto? (a mais recorrente!)

O projetista é Fausto Pignaton, dono do barco. Ele têm outros projetos, mas não temos como nos dedicarmos a isso agora. Provavelmente depois da nossa viajem. Então, no momento não vendemos projetos de catamarans.

Algumas pessoas nos enviam projetos, ou ficam em dúvida na compra de um barco e pedem nossa opinião (não é uma pergunta, mas acontece muito).

Não fazemos esse tipo sugestão. A escolha de um barco leva em consideração uma série de fatores técnicos e pessoais. Sugerimos contratarem um consultor náutico.

Qual foi o custo da construção?

Não falamos sobre custos por e-mail com quem não conhecemos (você falaria?). O que podemos dizer é que os custos com a compra de material (madeira, resina etc…) não são grandes. O caro em uma construção é a mão de obra,  aluguel da área (entra nesse item: alimentação, despesas com luz, água, locomoção etc…,enfim,tudo o que for em função da construção) e os equipamentos.

Como disse um amigo carioca: “O vento é de graça, mas para usa-lo o preço é muito alto. Custa caro pra Smiley chorandoSmiley chorandoSmiley chorandoSmiley chorando“. (Na verdade a frase termina com um palavrão, mas não posso escrevê-lo aqui!).

Por que pintaram o barco de amarelo? Qual tinta usaram para pintar o barco? A cor amarela não desbota?

Porque gostamos de barco colorido. Nosso antigo catamarã era azul.

Usamos a tinta da marca PPG que é uma tinta PU (resistente ao sol), compramos toda tinta que usamos no barco na PIER 242 NÁUTICA TINTAS no Rio de Janeiro, na época da pintura, estávamos inseguros quanto a cor porque no nosso antigo barco, que era azul,  havíamos usado uma tinta de uma famosa marca náutica que com a fricção se soltava (usando defensas por exemplo).  Foi quando conhecemos o Zé, proprietário da PÍER 242 que nos indicou a marca PPG, e garantiu que a tinta não desbotava. Estamos satisfeitos! Até agora (quase três anos) não desbotou mesmo!

Qual marca e tipo de resina usaram na construção?

Usamos resina epóxi para construção do nosso barco, exceto nossos tanques de água que usamos resina poliéster.

Usamos duas marcas de resina epóxi: ARAUTEC  para colar os móveis (ela têm uma cor escura e gostamos do resultado como acabamento. E a marca TUBOLIT, excelente resina  que usamos para todo o restante da construção.

Que tipo de madeira usaram na construção?

Usamos Freijó, cedro e compensado naval de cedro puro tipo exportação.

Qual o roteiro da viajem de vocês?

Não temos roteiro e nem datas definidas (só em Trinidad ficamos dois meses). Já mudamos de idéia várias vezes, então agora estamos “deixando rolar”.

Vocês farão charter durante a viajem?

Pretendíamos fazer charter durante a viajem, mas agora na prática percebemos o quanto seria difícil organizar. Talvez faremos charter se ficarmos estabelecidos em algum lugar que valha a pena.

 

Já escrevi, mas não custa nada repetir. Nosso acesso a internet é limitado, recebemos muitos e-mails e quase sempre demoramos a respondê-los, mas não deixamos de responder.

Estamos de partida rumo a Los Testigos na Venezuela, e ficaremos desconectados do mundo por alguns dias.

Espero ter lindas fotos para postar.

Abraços e até mais!

Guta

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!