sexta-feira, 24 de maio de 2013

Comentários técnicos: TOBAGO–TRINIDAD

A nossa previsão para este trecho era de 83.4 milhas, vento  de 12 a 15 nós de través e a corrente de 2 a 3 nós também de través. Deveríamos passar por vários pirajás (pequenas tempestades com ventos de até 40 nós).

Esta passagem foi feita a noite para chegar bem de manhazinha com luz.

As 16:30hs levantamos ferro e seguimos no motor as 4 primeiras milhas para pegarmos ventos limpos. Assim que levantamos o grande no segundo rizo, os ventos do primeiro pirajá já nos alcançara, tive uma certa dificuldade para colocar o Guruçá no rumo, devido a falta de uma vela de proa, mas assim que abri a G2 o Guruçá acelerou e os lemes ficaram levinhos. O SOBÁ que vinha logo atrás, não teve tempo e  levantou suas velas  durante o pirajá, deve ter sido difícil pois ficou bem para atrás. O “Onda Boa” que partira duas horas antes, passou pelo VHF que estava á cinco milhas afastado da ilha e navegava a 6 nós tranquilamente.

Durante toda a viagem os ventos variavam de 2 a 25 nós devido a passagem dos pirajás. Era só dar uma descansadinha e ai tinha que sair correndo para recolher a G1 . Assim que o pirajá passava, eu desenrolava a G1 novamente. O grande no segundo rizo e a G2 ficavam içadas durante todo o tempo. Quando o sono apertava eu pedia a Guta para ficar de olho nos navios e nos pirajás. Assim que o vento caia para 2 nós ela já me chamava porque logo em seguida o vento entraria. E assim foi toda a noite.

Faltando quatro milhas para chegar na Boca do Dragão, que é o canal de  entrada de Trinidad, o vento acabou ainda de noite, liguei os motores e  acelerei a 2000 RPM e seguimos até Chaguaramas com o Guruçá fazendo 7 nós. Chegamos com dia amanhecendo.

Amarramos o Guruçá numa poita perto das marinas e fomos(fui) dormir.

Fausto.

 

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