quinta-feira, 18 de julho de 2013

Exercícios a bordo

Ao contrário do que muita gente pensa, velejador e saúde nem sempre  andam de mãos dadas. A maioria dos velejadores bebem, fumam (muito).  Estão acima do peso ( inclusive nós ), e a maioria têm problemas musculares ou de coluna, pelo sedentarismo e a falta de alongamento.

É raro um velejador que não esteja incluído em alguns dos itens acima.

Em Curação fomos a um encontro de velejadores que só eu e Fausto não fumávamos (eu contei!), alguns velejadores muito magros (acho que fumam ao invés de comer). Mas magreza não significa saúde, isso todo mundo sabe, e a maioria desses magrelos têm um bafão de onça, um mal hálito horrível! 

Eu e Fausto estamos acima do peso (mais ele do que eu hehehehe Smiley piscando). Estávamos em um ritmo acelerado durante a construção do barco e depois que fomos para bordo relaxamos.

Para tentar reverter essa situação, Fausto está caminhando regularmente (20, 30km), mas eu tenho um problema de pele, que se caminhar muito, ou mesmo pouco dependendo do solo (se for asfalto quente meu pé literalmente derrete), não posso caminhar como ele, não consigo acompanhá-lo. Dai, você pensa: Poxa Guta, toma vergonha e vai nadar! Mas, por onde passamos até agora, somente nas ilhas da Venezuela é que caí no mar, o restante a água ou era poluída ou era um lugar com muito trânsito de barcos, perigoso! Eu já havia pensado em uma outra coisa, mas a preguiça havia se instalado nessa pessoa…

Uma das vantagens de um catamarã é o espaço, então eu só não fazia exercícios a bordo por falta de vergonha na cara . Antes de sair do Brasil comprei uma bola e um livro com exercícios que ensina a fazê-los (só faltava espantar a preguiça), mas depois de ter ficado uns três dias sem mexer o pescoço com um “mal jeito”, resolvi colocar em prática a rotina de exercícios e alongamentos. Quando estamos navegando e o barco balança não consigo usar a bola porque meu equilíbrio ainda é ruim. Mas faço alongamentos, pulo corda e pulo no trampolim do lado de fora. No começo é chato, mas depois de um tempinho, estou me sentindo muito melhor!

Fausto também adotou a  bola e só faz abdominais com ela.

IMG_1491

IMG_1492

E você? Faz algum exercício quando está a bordo ou faz parte do time dos preguicinhas/ sedentários? Smiley mostrando a língua

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!