terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apendicite

Quando eu li, há um tempão que os rapazes do Destino Azul, retiraram o apêndice para evitar complicações durante a viajem de volta ao mundo que eles fizeram, achei um exagero, confesso!

Estava enganada.

Sexta feira passada fomos passear na cidade murada. Fiz várias fotos, filmei dois casamentos lindos (para o novo blog) e depois ficamos assistindo a um show com jovens de uma universidade. Muita salsa, merengue (não é comida não, é dança viu!?) e eu lá, requebrando…  Eu havia me sentido mal por ter comido muito no almoço, mas do nada começei a sentir uma dor na parte de baixo do abdômen do lado direito. Fomos embora. Já no barco, eu pulei, alonguei, Fausto me fez uma massagem, tudo porque eu achava que seriam gases presos (quem nunca!?). Como a dor aumentou, pensei em apendicite e corri para ler os sintomas no nosso livrinho de emergências médicas. Só que, de acordo com o livro, eu deveria ter dor abdominal, náuseas, vômitos, dor na perna direita e febre baixa. Eu só tinha a dor no abdômen. Relaxei. Mas não aguentei, no meio da madruga, chamei por Fausto para irmos a um hospital pois eu não aguentava mais de tanta dor.

O atendimento foi excelente! A médica, bem novinha, parecia uma adolescente, não quis me dar remédios. Suspeitou de apendicite logo de cara, fiz exames de urina e de sangue, que não acusou nada de anormal.

Daí ela me disse para aguentar a dor, ela não iria me dar nenhum analgésico porque poderia “mascarar” sei lá o que que eu tivesse. Fiz um ultrassom que diagnosticou a apendicite. Eu deveria ser operada imediatamente. O exame foi feito as 11h e as 14h eu estava no centro cirúrgico. Anestesia geral, e duas horas depois eu estava no quarto.

O médico disse que meu apêndice era raro (que beleza), estava na parte de trás do abdômen, e com   tecido em torno  necrosado. A cirurgia foi filmada, muito interessante vê-lo me cortando internamente, mas agora toda vez que sinto dor, associo ao bisturi cortando o apêndice (foi a maior burrice assistir!).

O atendimento no hospital foi ótimo, o médico, as enfermeiras, a infraestrutura do hospital, exceto com relação a administração do hospital… Aquela chantagenzinha básica, barata! Você têm que fazer um depósito de 80% do valor da cirurgia, dai não tínhamos todo o valor em na moeda local (pesos), perguntamos se poderíamos pagar o restante em dólar, claro que sim, mas o valor do câmbio do hospital é bem abaixo o valor praticado nas casas de câmbio. Começou a picaretagem por ai. Fausto pagou, mas eles não queriam dar nenhum recibo do hospital, comprovando o pagamento.

No dia seguinte a cirurgia o médico me deu alta as 8h, e a administração me disse que precisavam de 1 hora para fazerem os papéis de alta. Eu estava com um cateter na veia, com o soro fechado, ou seja, poderia ser retirado, mas a enfermeira me disse que só era autorizada a retirar quando os papéis de alta chegassem.

As 11h, retirei o soro ( já disse que sou técnica em enfermagem, não né?!) peguei minhas coisas e falei com Fausto para sairmos, eu suspeitava que as 12h eles iriam querer no cobrar mais uma diária no hospital, que custava a bagatela do equivalente a R$ 500.

Dito e feito! Os caras de pau estavam me segurando no quarto (com o cateter na veia desnecessariamente) para cobrar mais uma diária!  Para vocês terem uma idéia o nível da picaretagem da administração do hospital.

Bem, graças a Deus fui atendida por ótimos profissionais (o médico era o único em Cartagena que fazia cirurgia por videolaparoscopia).

Graças  a Deus tive esse problema em terra. Se tivesse sido em alto mar seria caixão vela preta (creduuuu!).

Eu aconselharia a quem sair para viajar como nós a fazer uma cirurgia preventiva, mas acho difícil algum velejador fazê-lo e ainda particular né?! Acho que com plano de saúde eles não fazem uma cirurgia preventiva de apendicite. Se quiserem arriscar,conte com a sorte como eu! hehehhehe

Todos nós vamos morrer um dia,e quando a hora chegar, não vai ter lugar nenhum que vai impedir. Só não era a minha hora, mas sofri viu!?

Eu gostaria de agradecer aos vários comentários no facebook me desejando melhoras, dando conselhos etc… Foi muito bom sentir o carinho de pessoas que Coração vermelho e de desconhecidos!

Um abração a todos,

Uma ótima semana!

Guta Alegre

Comentários
1 Comentários

1 Comentário:

Walnei Antunes disse...

Mais que tripinha filha da mãe né não???!!!!!
Que bom que tudo correu bem!

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!