domingo, 18 de agosto de 2013

Vento cu de pollo

Outro dia, Fausto havia saído para caminhar e eu estava saindo para ir ao supermercado quando um dos funcionários do clube me avisou para retornar ao barco porque o vento cu de pollo estava se formando. Realmente o céu estava escuro, com relâmpagos… Só mais tarde fomos saber que o vento cu de pollo ou traduzindo para o português cú de galinha para nós no Brasil é o nosso pirajá.

Pirajá ou cu de pollo é uma tempestade que se forma rapidamente com ventos muito fortes. Conhecemos dois veleiros que perderam seus mastros com a entrada de um pirajá no nordeste do Brasil, onde ele é mais comum em determinada época do ano. Aqui em Cartagena, um Sul Africano, perdeu seu mastro com a entrada do vento cu de pollo, quando ele estava a caminho de San Blás. Por isso a importância de ter alguém sempre nos turnos de vigia principalmente durante a noite. Durante o dia dá para ver o pirajá se formando, mas a noite não, e a maioria dos velejadores são pegos de surpresa.

Conhecemos uma família de Argentinos que nos disse que sempre rizavam as velas durante a noite, o vento poderia estar fraco, mesmo assim ele rizava, se entrasse qualquer vento de surpresa a chance de alguma quebra diminuiria bastante.

Nós passamos por um perrengue na costa da Bahia, com a entrada de um vento, só tivemos tempo de Fausto entrar no vento, eu correr e baixar a vela de uma vez só. O vento subiu para 35 nós em segundos. É impressionante! Depois disso, seguimos o conselho do Argentino.

Dessa vez, o cu de pollo entrou pela manhã, colocou todo mundo de pé logo cedo. Melhor que de madrugada. Acho que São Pedro ou sei lá quem controla isso, ouviu minhas reclamações e quebrou meu galho…

Com a entrada desses ventos,  alguém sempre garra (se solta), sempre há uma tensão no ar!

Assista aí! Está bem melhor que o anterior…

 

Tenham uma ótima semana!

Guta

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!