domingo, 13 de abril de 2014

Alimentação e organização

Quando trabalhávamos com charter no Brasil, organizar as refeições era o mais complicado. Quando os clientes decidiam levar comida para o barco, na maioria das vezes faltava. Então, começei a oferecer um cardápio para os clientes, eles escolhiam o que queriam comer, eu fazia as compras dos ingredientes em função dos dias e do número de pessoas,  e preparava as refeições. Resolvemos o problema. Mesmo assim, cada charter era uma caixinha de surpresas. Fui aprendendo na prática o quanto comprar pelo número de pessoas. Não podia comprar muito, se não o cliente poderia achar que eu queria ficar com o restante das compras, e não podia faltar de maneira alguma. As pessoas querem vir ao barco relaxar e comer!

Crianças comem muito  a bordo! Como gastam muita energia brincando, comem feito adultos. Já tive pais que ficaram impressionados como os filhos comeram bem no barco. Em casa era diferente. Como diz Fausto: O melhor tempero para comida é a fome!

Acabei trazendo a organização dos charters para as viagens também. Para não ter erro e não faltar nada durante uma travessia, eu preparo cardápios. Por exemplo:

Imaginem uma viagem que o tempo estimado de chegada são de 5 dias dependendo do vento. Esse “dependendo do vento” complica um pouco, a viagem pode ser mais rápida, como pode ser mais lenta. Então, sempre penso em refeições para pelo menos cinco dias a mais.   

Preparo cardápios para 10 dias. Nos primeiros dias, preparo refeições com alimentos frescos, carnes. Sempre saímos com alguma coisa pré-pronta, caso eu passe mal. Geralmente fico enjoada no primeiro dia.

  1. Almoço: Lasanha – Jantar: Lasanha que sobrou do almoço
  2. Almoço: frango ensopado com polenta - Jantar: Cachorro quente
  3. Almoço: Frango assado e salada - Jantar: Sopa de legumes
  4. Almoço: Arroz, feijão, salada e bife…

Vou fazendo assim. Faço cachorro quente logo no começo, porque o pão se estraga logo; Uso o frango (coxa e sobre coxas)nos primeiros dias porque ocupam muito espaço no congelador; Folhas em geral duram pouco, são comidas nos primeiros dias também, e assim vai.

Deixo as refeições usando enlatados por último: Espaguete com atum, macarrão com molho branco, arroz com lentilhas e linguicinha etc.… Claro que sempre tenho biscoitos, miojos, sopas prontas etc.

Nas nossas próximas travessias Panamá-Galápagos-Marquesas, etc., farei a mesma coisa, dependendo do número de pessoas que tivermos a bordo. Só que nesse caso, terei que comprar o triplo de comida porque iremos para lugares remotos, e caros. Também terei que pensar em refeições de “uma panela só” e evitar de usar o forno para economizar gás de cozinha.

Tenho uma listinha das minhas provisões a bordo. Sempre que pego alguma coisa, corrijo a lista. Assim sei o que tenho, e não perco com alimentos vencidos.

IMG_6478Minha listinha, que vai desde alimentos até produtos de limpeza

IMG_6483Cereais e macarrão sempre dentro de potes ou garrafas pet para evitar a infestação de garrunchos.

IMG_6480

Nunca contamos com a pesca.  Se pescarmos bem, se não, não têm problema.

Dá trabalho, mas é chato quando você quer fazer alguma receita e falta isso, falta aquilo. Assim o risco disso acontecer é muito pequeno.

IMG_7167Arroz e lentilhas guardadas em garrafas pet com folhas de louro que evitam garrunchos.

IMG_7175E depois guardadas no nosso porão. Caso Deus que nos livre, o porão encha de água, com essas garrafas não perdemos nada.

IMG_7353O primeiro dia de compras- no total foram três dias comprando. Até enjoei.. rs

IMG_7357Total de 600 latas de cerveja. Queriam levar mais, mas a prioridade é a comida!

IMG_7366

Peguei uma dica da Paula do catamarã Pajé, e comprei uma máquina de empacotamento a vácuo. Não tinha mais garrafas pet para guardar cereais e alguns como trigo por exemplo, nunca comprava em grandes quantidades porque umideciam a bordo. Feijão é uma praguinha também, mesmo em garrafas e com folhas de louro, costumava dar garrunchos. Agora, espero acabar com o problema.

Também usarei para embalar carnes, vou aproveitar melhor o espaço do congelador.

IMG_7360

IMG_7362

Gostaram das idéias?

Vocês que não moram em um barco, podem usar essas idéias em suas casas também! Experimentem! Smiley piscando

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!