domingo, 11 de maio de 2014

Botes rígidos ou botes infláveis?

Já tivemos um bote inflável e agora estamos com um bote rígido. Para começar, optamos por um rígido porque não tínhamos outra opção! rs não tínhamos grana para comprar um bote inflável, que no Brasil é super caro.

Para começar novamente, explicarei o que é um bote (que eu chamo de dingue). Temos muitos leitores que não são velejadores e não sabem o que é um bote.

Bote é uma pequena embarcação que nos transporta do nosso veleiro até a terra, ou também pode ser utilizado para lazer. É como se fosse o nosso carro, que no caso, nos leva para terra ou algum outro lugar. Temos que estacioná-lo e muitas vezes pagar caro por este “estacionamento”, e quando têm. No Brasil então, a coisa é feia.

Uma vez, fui multada pela capitania dos Portos porque estacionei meu bote em uma praia. - Mas oficial, como é que eu saio do barco sem um bote?! - Vem nadando, ele me respondeu, (e eu cheia de sacolas de compras de mercado nas mãos).  Pensei nos anos de cadeia que eu teria se o tivesse  agredido, foi por pouco!

Outra vez, aconteceu a mesma coisa. O oficial, me disse que eu não poderia chegar a menos de 200 metros da praia com o meu bote porque ele tinha motor de popa. - Mas seu oficial, eu estou remando, o motor não está sendo utilizado! - Mesmo assim, não pode. Volta para o seu barco, tire o motor, depois tudo bem. Paciência, santa paciência!

O Marcelo, um amigo que fizemos em Monsuaba (onde construímos o barco) foi quem nos emprestou o projeto que ele havia comprado pela internet bem baratinho. Eu viajei para casa dos meus pais no Espírito Santo, e uma semana depois quando retornei, o bote estava praticamente pronto, só faltava a pintura. Eita bichinho para trabalhar rápido, esse meu marido! Se quiserem ver fotos, é só entrar no álbum da construção do barco. Também têm fotos de uma canoa canadense de compensado, que usamos muito. 

P1060022[4]

DSCF3894

Como já tivemos os dois tipos, vamos dar nossa opinião:

  • Com relação ao peso depende do material que o bote rígido foi construído. O nosso foi feito com somente uma folha de compensado naval e colado com epóxi. Alguns botes feito somente com fibra de vidro, são mais pesados.

PS: Já testamos o nosso bote em condições de mar que vocês nem queiram imaginar. Ele saiu ileso, ao contrário de mim, que no dia seguinte nem andava, com os músculos tensionados, de tanta “batida” contra ondas.

  • O bote rígido plaina muito mais rápido que o bote inflável. O bote inflável precisa de um motor mais possante que o necessário (para o rígido), caso o dono queira de que ele plaine.

O chato do bote rígido:

  • Têm que ter o triplo de cuidado para chegar em praias. Se tiver pedras pode estragar a madeira. Da mesma forma “estacionado” em píers. Se ficar batendo no píer, se machuca todo. Um bote rígido ser quebrado em um píer é muito mais fácil do que um bote inflável ser furado.
  • Têm que ter muito cuidado para embarcar e desembarcar no veleiro. Se ele bater no seu casco, vai arranha-lo. Um amigo que têm dois filhos e estava pensando em comprar um bote rígido. Fui contra, é muito mais difícil subir a bordo e pode esmagar os dedinhos das crianças contra o casco do veleiro. O bote inflável te dá essa mordomia. Com o rígido, não podemos descuidar nunca.

As fotos são do celular, então, algumas estão meio estranhas Smiley virando os olhos

Achei esse bote fofo! Todo envernizado (verniz com proteção UV, suponho).

20140207_094210

Esse bote é de um casal com uma filha. Comentei no Facebook que a menina falava várias línguas fluentemente ( Mandarim, francês, inglês e estava aprendendo espanhol), o pessoal adorou a historinha.

IMG_7140

20140207_094534

20140221_084151-1

Esse modelo era novidade para nós. É do mesmo material de que são feitos os caiaques (polietileno). Vimos vários veleiros com esse modelo de bote, e o engraçado é que todos eram amarelos, até combinaria com o Guruçá Cat…

Esse velejador para ser mais “moderno impossível”, ainda colocou um motor de popa elétrico.

20140221_102616

20140221_102645

20140221_102655 20140221_102702

Não temos ideia de quanto custa um bote “fofo” como esse! Coelhinho

E ai, gostaram dos modelitos?

Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!