domingo, 6 de julho de 2014

Hiva Oa- Marquesas

20140522_182316
A ancoragem em Hiva Oa é pequena, e para caber todo mundo, jogamos ferro na proa e na popa para os barcos não girarem. A ancoragem “batia” muito e o desembarque é ruim. Um dos nossos tripulantes caiu na água e outro machucou o braço quando desembarcávamos. Em terra, têm onde jogar o lixo, e um tipo de tanque para lavar roupas e um chuveiro. Quando íamos para terra, já voltávamos com o banho tomado. Pode parecer bobagem, mas essas pequenas coisas, são muito importantes para nós que moramos a bordo.
20140522_181903-1Uma família Canadense em uma volta ao mundo. O bebê na mochila têm cinco meses e nasceu no México.
20140526_164144Ancoragem em Hiva Oa, pequena, um lado só pedra
20140520_134812
Da ancoragem para o centro são dois quilômetros de caminhada, mas como o posto de gasolina fica ao lado do porto, é fácil pegar uma carona.
Em Hiva Oa, recebemos mais um casal de tripulantes, o José Carlos e a Tânia, que haviam se hospedado em uma pousada porque não sabiam se havíamos chegado na ilha. E nós havíamos chegado as duras penas no dia combinado. O bom foi que o dono da pousada, o Alex, é um sujeito super-hiper-mega-prestativo e nos ajudou no concerto do esticador. Nossa experiência com franceses até agora é a seguinte: são oito ou oitenta. Ou  muito legais ou muito ruins!
20140521_162330
Uma informação muito importante sobre a entrada na Polinésia:
Brasileiro só têm três meses de visto na Polinésia Francesa e se chegar de veleiro têm que fazer um depósito, uma espécie de calção, no valor de uma passagem de volta ao Brasil. Nos disseram que o valor é de U$ 1.600 por pessoa, que é devolvido (com seus devidos descontinhos) no check out. Como temos passaporte Italiano não precisamos pagar o calção, os nossos tripulantes tinham a passagem de retorno ao Brasil comprada e também não tiveram que pagar nada. O processo de chek in foi rápido em Hiva Oa.
Antigamente a entrada oficial era somente em Papeete, capital do Tahiti, mas agora mudou. Fizemos a entrada em Hiva Oa que é considerada oficial, só precisaríamos fazer o check out em qualquer ilha que tivesse a Gerdamerie.
Quando chegamos aqui no Tahiti onde estamos agora, não sabíamos disso, e lá fomos nós a procura da capitania dos portos etc… acabamos parando na Aduana que checou nossos papeis de entrada, e nos perguntaram se precisaríamos abastecer de diesel. Nos deram um documento que poderíamos comprar diesel por seis meses isento de impostos. Ou seja, se você por algum milagre não precise abastecer de diesel, não precisa ir a nenhum órgão oficial em Papeete se já tiver dado entrada na Gerdamerie de alguma ilha.
Nossa estadia em Hiva Oa foi corrida e não filmei o suficiente para fazer um vídeo legal mas consegui fazê-lo em Fatu Hiva, em Makemo e Fakarava nas Tuamotous. Só falta eu conseguir postá-los no youtube.
Até, espero que logo! Alegre
Comentários
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar:

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!