quarta-feira, 15 de junho de 2016

Novos projetos

Apareceu a Margarida olê olê olá … E aí povo do mar, tudo bem com vocês?

Gente, gente, minha vida tá uma coisa de doido. São tantos planos, projetos, que minha cabeça entra em parafuso e acabo não fazendo nada direito. Uma coisa que está me incomodando é ainda escrever somente sobre a nossa viagem sendo que estamos vivendo várias coisas legais que poderiam ser compartilhadas agora, no presente! Então, vou mesclar a viagem e o nosso dia-a-dia começando pelo post de hoje.

Estamos com o projeto de construir um novo catamarã também projetado/desenhado por Fausto. Mas para isso, pretendemos colocar o Guruçá Cat a venda. Ao mesmo tempo, enquanto o barco não é vendido temos que trabalhar né?! Então estou preparando um site e novas redes sociais para divulgarmos o nosso trabalho de charter em Angra e Paraty, vagas  para tripulantes subindo a costa até Recife e participarmos da Refeno (somente o ano que vem).

Também tem o livro. Um livro que eu nunca imaginei escrever, na verdade nunca imaginei que tivesse capacidade para tal coisa. Mas aí o povo começou a incentivar e pensando bem, realmente devo escrever um livro. Li o livro do Hélio Setti mais de 30 anos depois de escrito. O Hélio já não está em corpo nesse planeta mas ainda continua vivo pelas palavras. Então também quero me eternizar hahahaha.

A introdução já está mais ou menos pronta, spoiler, spoiler!

A vida é feita de sonhos. Quando Fausto me disse essa frase foi como se ele tivesse me enfeitiçado. Acho que me apaixonei por ele naquele exato momento. Uma frase forte que te pega pelo pé. Qual o seu sonho? Para alguns um apartamento em frente a praia, outros um carro importado ou um filho para a maioria das mulheres. Para Fausto morar a bordo de um veleiro em Angra dos Reis-RJ de maneira auto sustentável era um sonho. Entrei de carona e só joguei mais lenha na fogueira. Depois de muito trabalho, conseguimos construir nosso catamarã, morar a bordo em Angra e fazer charter, o que nos daria uma vida tranquila, mas quando sonhamos não paramos mais. A cada conquista, um novo sonho aparece. E para nós, o novo seria fazer uma volta ao mundo velejando.” 

Escrevi, mas como sou meio biruta posso reescrever e o livro só sair no ano de 2030.

E as palestras? Nos convidaram a palestrar no Rio Boat Show e só fomos graças ao patrocínio do irmão do Fausto, Edísio Pignaton. Ao contrário do que muita gente pensa, não ganhamos nada para dar a palestra no Rio Boat Show.

Terminamos a volta ao mundo em Vitória no Espírito Santo, nosso estado! Ficamos três meses com o barco no piscinão do Iate Clube de Vitória que nos recebeu de braços abertos e nos deu um apoio muito bom nesse tempo todo que ficamos por lá. Um obrigado especial ao Manoel Porto, diretor de vela do Iate Clube e ao Bruno Martineli skipper internacional que reside em Vitória.

IMG_3092

O único defeito da cidade: O pó de minério. Gente, olhem como nosso convés ficava:

20160212_094242

E as empresas mineradoras dizem que não são elas as responsáveis pelo pó. Já disse e repito, tem um vulcão ativo ainda não descoberto na ilha hahahaha (Vitória é uma ilha para quem não sabe).

Matamos as saudades da família, mas mesmo assim foi pouco, depois de quatro anos fora de casa.

Dei duas palestras para crianças em escolas públicas onde minha mãe trabalha como professora, em Vitória e na Serra. Quase não consegui terminar porque as crianças literalmente iam ao delírio a cada foto que eu mostrava. Ganhei tantos beijos e abraços, declarações do tipo: – Fiquei emocionado tia, quase chorei! Que dinheiro nenhum no mundo pagaria tanto carinho.

20160414_150821

Outra palestra bem legal foi no clube de vela de Vitória. A Cartiane professora de vela que me convidou, foi uma fofa e organizou um ambiente super legal na praia. Uma palestra luau. Foram servidos salgadinhos, sucos e frutas as mais de 100 pessoas que compareceram. Legal né? Eu achando que só iria meu pai, minha mãe, irmã e marinha. Fiquei surpresa.

20160418_200554

FB_IMG_1461182416124

O sonho havia se realizado e a moleza acabado. Voltamos ao batente! Fiz divulgações aqui no blog, pelas redes sociais e felizmente lotamos o barco na perna Vitória-Cabo frio-Rio de Janeiro. Um grupo com tripulantes de Brasília, São Paulo e Espírito Santo, foi show! O tempo também colaborou e voltamos ao trabalho com o pé direito.

IMG_3428

IMG_3422

No Rio de Janeiro fundeamos na Urca onde têm uma prainha que possibilita o embarque e desembarque com o bote, mas fizemos uma parceria com o Clube de regatas Guanabara onde poderíamos embarcar e desembarcar com o bote (pelo píer + seguro) em troca de uma palestra. Tenho que agradecer ao Fábio, mais conhecido como Mago da Foto que organizou tudo para nós no clube. A palestra também foi bem legal, novamente mais de 100 pessoas compareceram e algumas tiveram que ficar em pé!

20160503_144658

20160426_101321

Só um detalhe: Minha palestra, falando rápido, demora 2 horas. A maioria das pessoas ficaram até o final e ainda fizeram perguntas. Se ficaram ouvindo eu falar por duas horas, não deve ter sido ruim né?! hehehe

Do Rio de Janeiro a Angra fizemos outro charter com duas famílias de Niterói que quase nos mataram de tanto rir! Foi divertido demais da conta e ficamos com saudades.

20160508_181556

A vida aqui em Angra fica para o próximo post. Os vídeos também não vão parar. Demora mas sai hehehe .

Até mais,

Guta

Comentários
2 Comentários

2 Comentários:

Eduardo Azambuja disse...

Não falta mais nada para o livro além de começar. Seu texto é como uma conversa entre amigos, sem o rebuscamento desnecessário. Como num veleiro onde o menos significa muito mais.

Daiane disse...

Que beleza ler esses relatos. É isso aí, acho que a vida vale a pena qdo vc acredita que o melhor momento é agora, e o seu melhor momento pelo que conversamos e pude perceber é este momento presente. Nós do Leoa admiramos o companheirismo e a forma feliz de viverem os sonhos de vcs. Tudo de bom sempre! Turminha do Veleiro Leoa.

Postar um comentário

Estamos viajando e não temos uma conecção a internet fixa a bordo.
Por esse motivo, certamente seu comentário demorará a ser postado, poderá não ser respondido, mas será lido.
Se ainda assim, quiser comentar fique a vontade!